O programa de pós-graduação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) recebeu recomendação favorável do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior CTC-ES da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes)
para a implantação de uma pós-graduação stricto sensu em matemática. Trata-se de mestrado profissional para a formação de professores da educação básica. O curso será gratuito e qualquer pessoa com graduação em matemática poderá fazê-lo, mas o programa prevê bolsas da Capes apenas para professores em exercício na rede pública.
    O curso será realizado no contexto de convênios com o projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e será monitorado pela própria Capes. O mestrado profissional tem o mesmo status do mestrado tradicional acadêmico, com algumas diferenças. O trabalho final, por exemplo, não precisa ser uma dissertação, podendo ser um produto para aplicação no mercado, e ele enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de qualificação profissional. As instituições da rede federal de educação que ministrarãoas disciplinas ainda não foram divulgadas. A previsão para essa divulgação é após 10 de dezembro. As atividades presenciais acontecerão nos campi e polos de atividade das instituições associadas, toda semana, as sextas, sábados ou domingos.
    Desde o primeiro semestre do ano passado, o diretor da área de educação a distância da Capes, Celso Costa, que coordena a UAB e integra o Conselho Gestor do programa deste curso, vinha falando, inclusive em entrevista à revista Ache Seu Curso, sobre a implantação de um mestrado a distância na área de formação de professores. Sobre esse curso da SBM, ver mais informações no endereço http://www.profmat-sbm.org.br.
Matéria publicada nor portal www.acheseucurso.com.br