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Professora, graduada em Pedagogia pela UEG e Especialista em Gestão e Orientação Educacional, apaixonada pela educação e encantada com a vida.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

:. A Inclusão do Portador de Necessidades Especiais em Âmbito Social e Escolar

::. A Inclusão do Portador de Necessidades Especiais em Âmbito Social e Escolar
Ana Maria C. C. do Prado
Vera Lucia Marostega


Este trabalho aborda o tema inclusão do portador de necessidades como um dos novos paradigmas da educação brasileira, legalmente amparado pela Lei nº 9394/96, o qual delega à família, à escola e à sociedade o compromisso para a efetivação de uma proposta de escola para todos.
A história revela para a humanidade o caminho da exclusão social e humana do homem. Se, no passado, o indivíduo com algum comprometimento era banido da sociedade através da morte, hoje, este tipo de eliminação não é mais praticado, porém uma exclusão sutil acontece através das instituições, como cadeias, asilos e tantas outras que foram criadas com este objetivo: segregar o "diferente" da sociedade. Marques in MANTOAN (1997, p.20) diz "enquanto a pessoa está adequada às normas, no anonimato, ela é socialmente aceita. Basta, no entanto, que ela cometa qualquer infração ou adquira qualquer traço de anormalidade para que seja denunciada como desviante".
Leia o texto completo no site: http://www.pedagobrasil.com.br/educacaoespecial/ainclusaodoportador.htm

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